bushidohan-logo-small

ASSOCIAÇÃO BUSHIDOKAN DE ARTES MARCIAIS

ASSOCIAÇÃO BUSHIDOKAN DE ARTES MARCIAIS

ASSOCIAÇÃO BUSHIDOKAN

DE ARTES MARCIAIS

A Associação Bushidokan de Artes Marciais

ABAM

A educação de nível superior, é um elemento essencial na construção da sociedade para o fortalecimento dos valores democráticos, assim como no desenvolvimento da cidadania. Para responder a este desafio, a ABAM conta com um Corpo Técnico permanente, devidamente formado e Credenciado para os objetivos propostos.

A ABAM, é uma Associação com sede na Freguesia de Paranhos, que promove o ensino da arte do Budo, prestando para o efeito ações de formação, treinos, e Ocupação de tempos livres às crianças, jovens e adultos, de forma a constituir um auxiliar inestimável na promoção do bem-estar e da qualidade de vida da população.

O Sócio Fundador desta Associação, Eng. António Pereira Cacho, (professor Universitário na década de 80 na faculdade Portucalense e Moderna), iniciou a atividade em setembro de 1966, criando para o efeito a 1ª Academia do Norte de Budo, “Academia de Artes Marciais Bushidokan do Porto”, A 18 de Janeiro de 1982, é fundada a Associação Bushidokan de Artes Marciais (A.B.A.M.), através de escritura pública.

Destacando-se constantemente na divulgação das artes marciais, a A.B.A.M. em conjunto com a Junta de Freguesia de Paranhos organiza e participa com a atuação dos seus alunos, no 1º e 2º Festivais de Paranhos em Julho de 2002 e Julho de 2003 respetivamente. Colaborou com a Junta de Freguesia de Campanhã em sintonia com o clube desportivo do Bairro S. João de Deus, e o Unidos ao Porto Futebol Clube, para a inclusão dos habitantes e minorias desfavorecidos do bairro.

Organizou várias vezes festivais de Artes Marciais nas festas da Nossa Senhora da Saúde de Paranhos, contando com a participação de inúmeras organizações de Karaté, os Festivais foram um sucesso que agradaram ao público em geral.

Hoje, somos reconhecidos pela Freguesia de Paranhos como Associação de interesse público para a Autarquia.

Mais tarde e de forma a poder complementar os objetivos traçados, a A.B.A.M. em 2006 apresenta a sua candidatura ao Instituto Português da Juventude.

Em 2016, fizemos 50 anos de existência, e somos a Escola mais antiga de Portugal na disciplina de Karaté, por esse motivo, nesse ano registamos a marca “Bushidokan” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Em 2017, a Câmara Municipal do Porto, através da Porto Lazer – Empresa de Desporto e Lazer do Município do Porto, EM, reconhece a ABAM como associação sem fins lucrativos que reveste grande interesse municipal.

Todos sabemos que o Karaté como prática desportiva traz enormes benefícios para o corpo, a mente e o espírito, no entanto, sem perder a nossa cultura pretendemos acrescentar valor a esta Associação e abrir a oferta de outras atividades desportivas e lúdicas para a população em geral, o que nos obriga a repensar uma estratégia de crescimento sustentado.

MISSÃO

A ABAM, tem como objetivo principal promover a arte do Budo (um modo de vida), focada em combater os seguintes pontos:

  • O insucesso e o abandono escolar.
  • O sedentarismo.
  • Contribuir para a Implementação de valores na sociedade
  • Coesão e pertença de grupo
  • Promoção da saúde e autonomia de pessoas mais idosas
  • Realçar as competências de pessoas com dificuldades motoras
  • Promover uma boa literacia física

VISÃO

Sermos reconhecidos como a melhor escolha, e saber que de alguma forma conseguimos contribuir para o sucesso futuro dos nossos praticantes.

VALORES

Pretendemos dinamizar todos os projetos de uma forma séria e transparente. Temos uma cultura organizacional que integra as boas práticas agregadas, nomeadamente:

  • Respeito
  • Inovação
  • Melhoria contínua
  • União
  • Seriedade

CORPO DOCENTE

A educação de nível superior, é um elemento essencial na construção da sociedade para o fortalecimento dos valores democráticos, assim como no desenvolvimento da cidadania. Para responder a este desafio, a ABAM conta com um Corpo Técnico permanente, devidamente formado e Credenciado para os objetivos propostos.

  • Licenciatura em Gestão de Desporto
  • ·Licenciatura em Desporto e Educação Física
  • Mestrado em Educação Física
  • Treinadores de Desporto – Karate Grau 1 – pelo IPDJ
  • Treinadores de Desporto – Karate Grau 2 – pelo IPDJ
  • Credenciados pela Federação Portuguesa de Karaté

CONCLUSÃO

A ABAM, é uma das escolas mais antigas de Karaté em Portugal, e pretende acrescentar valor através de ações diferenciadoras, nomeadamente ensinar a alcançar a serenidade e a paz através da confiança e autocontrolo.

A Qualidade de vida é uma perceção individual da posição na vida, no contexto do sistema cultural e de valores em que as pessoas vivem e relacionada com os seus objetivos, expectativas, normas e preocupações. É um conceito amplo, subjetivo, que inclui de forma complexa a saúde física da pessoa, o seu estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais, as crenças e convicções pessoais e a sua relação com os aspetos importantes do meio ambiente, (WHO, 1994). (Cf. World Health Organization. Men, Ageing and Health. Acheiving health across the span.

Geneva, 2001)

Cada pessoa tem a sua forma própria de vida, assim como as suas próprias limitações. Os treinos são desenvolvidos através de programas específicos e adequados à idade, com objetivos de coordenação motora e visual, equilíbrio, treinos de força e resistência, fomentar a paciência e a disciplina, a concentração e o foco.

Tudo com um objetivo final:

Promover a qualidade de vida.