Mestre António Cacho iniciou a prática do karate em Outubro de 1961, na cidade de Grenoble (França), quando frequentava o curso de Engenharia na Universidade dessa mesma cidade.
Tinha como colega de curso o sr. Tran-Huu-Ha e foi assim que começaram a falar sobre karate, aliás, segundo Mestre Cacho, foi o próprio Tran-Huu-Ha, que lhe propôs a prática do karate para aliviar um pouco o seu temperamento.
Assim, iniciou essa caminhada no Judo Club Dauphiné com o mestre Tran-Huu-Ha que na altura era 2º Dan de karate Shotokan.
Em Setembro de 1965, Mestre Cacho foi do Porto a Grenoble, para buscar os seus pertences pessoais que ainda lá se encontravam. Entrou em contacto com o seu Mestre, para se despedir dele. O Mestre Tran ao ter conhecimento que não voltaria a Grenoble, convenceu-o a continuar a prática do karate em Portugal, no entanto, havia necessidade de aprender algo mais que ainda faltava, ficando assim mais uma semana em França a treinar todos os dias, individualmente, com Mestre Tran. No final atribui-lhe a graduação de 1ºKyu (cinto castanho) juntamente com um certificado.
O Bushidokan do Porto – Academia de Artes Marciais, nasceu da necessidade de criar um espaço próprio para o karate, assumindo com isso a promessa feita a Mestre Tran, de vir para Portugal ensinar a técnica que lhe tinha transmitido.
Mestre cacho dirigiu-se ao Judo Clube do Porto, na época na Rua Dr. Alves da Veiga, alugando duas horas semanais. Existia lá cursos de Judo, quando estes acabavam, ficava a trabalhar de kimono sozinho. Os alunos de Judo começaram a ter curiosidade e alguns ficavam a observar, a adesão ao trabalho foi quase instantânea, abrindo uma secção de karate no Judo Clube do Porto (Novembro de 1965).
O Mestre António Cacho, foi o fundador e primeiro Director Técnico do Bushidokan do Porto – Academia de Artes Marciais e em simultâneo fundador da Associação Bushidokan de Artes Marciais em 18 Janeiro de 1982.
Actualmente possui a graduação de 4º Dan de Karate-Do Shotokai da NKS e 5º Dan de Karate-Do Shotokai Egami Ryu, como também o titulo Menkyo Kaiden de Renshi, atribuido pela Association Karate Shotokai Egami Ryu (AKSER)