Bo-Jutsu

Bo-Jutsu
Bojutsu (棒術)
O termo "Bojutsu" refere-se à arte de usar um bastão longo como arma nas artes marciais japonesas.
O Bojutsu nas artes marciais japonesas é caracterizado por um bastão com cerca de 180 cm de comprimento, que é circular em sua seção transversal e suavemente polido, com um diâmetro de 2,4 a 3,3 centímetros. No entanto, existem bastões mais longos e mais curtos, ou bastões que não são circulares em termos de seção transversal; depende dos estilos e escolas em que as usam.
Atualmente, as artes marciais que utilizam um bastão de cerca de 120 cm são chamadas de "Jojutsu" e as que utilizam bastões mais curtos são chamadas de "hanbojutsu" (meio-Bojutsu).
Escolas diferentes usam nomes diferentes para os bastões com base em seus respetivos comprimentos, e tanto Jojutsu quanto Hanbojutsu são considerados um subconjunto do Bojutsu.
A origem do Bojutsu no Japão
Desde os tempos antigos, o Bojutsu está relacionado à religião, e uma espécie de Bojutsu tem sido realizada em ritos e festivais. Embora seja uma das armas mais antigas e simples, sua origem não é clara devido à pouca informação existente.
No entanto, muitas escolas acreditam que a sua origem remota aos antigos guerreiros que tiveram a sua ponta de lança ou naginata quebrada no campo de batalha, e seria obrigado a lutar imediatamente com o cabo.
Prática do Bojutsu
Desde os tempos antigos, foi dito que o Bojutsu é um excelente método para moldar o corpo e apuramento técnico. Jigoro KANO, o fundador do Kodokan Judo Institute, aprendeu Bojutsu na escola Yagyushingan durante seu período de aprendizagem e treino, reconheceu a sua utilidade.
Algumas escolas de artes marciais abrangentes, incluindo Bojutsu no Japão, consideram Bojutsu como uma disciplina para aprender e juntar ao seu currículo.
O Bojutsu tem sido amplamente praticado sem levar em conta status e classes socias, e muitas escolas surgiram em vários lugares do Japão. Mesmo agora, o Bojutsu é frequentemente utilizado em rituais e festivais com os nomes de Bo no te (dança tradicional japonesa), Bojutsu.
Na Bushidokan é praticado duas vertentes de Bojutsu nomeadamente: Yamanni Ryu e outra vertente mais vocacionada para o aperfeiçoamento da técnica de karate-Do Shotokai, onde inclui o estudo de dez katas como: Doniu kon ichi, Doniu kon ni; Suuji no kon sho, Choun no kon sho, Choun no kon dai, Ryubi no kon (Yamanni Ryu), Soeuchi no kon, Matsukaze no kon, Sakugawa no kon e Shirotaro no kon.

Bushidokan - Todos os direitos reservados

ASSOCIAÇÃO BUSHIDOKAN DE ARTES MARCIAIS

ASSOCIAÇÃO BUSHIDOKAN

DE ARTES MARCIAIS

Bushidokan - Todos os direitos reservados

Bushidokan - Todos os direitos reservados