Bojutsu (棒術)

A Arte de manejar o bastão, conhecida no Japão como Bojutsu, é uma arte presente em muitas outras culturas orientais. Vem da prática do "jogo do pau" pelos guerreiros (bushis) de Okinawa, que utilizavam as ferramentas dos seus trabalhos diários como agricultores, pescadores, entre outros, perceberam que essas ferramentas poderiam ser aplicadas num contexto de combate e de defesa.

Esta Arte inicialmente não foi considerada uma disciplina Budo, devido ao facto, de não ser proveniente da nobreza japonesa. Na verdade com um estudo e uma prática que exigiu muitos anos de treino, os bushis de Okinawa conseguiram que se tornasse uma disciplina Budo.

Historicamente o Bojutsu, entre outros, foi um meio de recusar a presença do invasor estrangeiro numa terra que queria permanecer livre, foi a ferramenta da sobrevivência de um povo que lhe não era permitido o uso de armas e recusava a opressão dos samurais.

Na Bushidokan, as aulas de Bojutsu, é praticado com o espirito de antigamente, ou seja, perceber que um homem livre, só assim consegue caminhar no caminho da excelência. A técnica por si não é suficiente sem o espirito que a executa e acompanha.

 






 

 
 
 
 

Bushidokan - Todos os direitos reservados

 
 
 
 


Bushidokan - Todos os direitos reservados