Atsuo Hiruma

Nasceu no dia 03 de junho de 1941 em Kanagawa (Japão). Aos 16 anos começou a praticar Karate no Honbu Dojo, sob a orientação do Mestre Egami.

Na sua juventude, Hiruma obteve a licenciatura em Economia, pela Universidade Hosei.

Em 1966, o Mestre mudou-se para Espanha para aprender a língua, pois o seu desejo era ir para a América Latina. Durante esta estadia, ele começou a ensinar karate numa academia de Judo em Madrid.

Como primeiro instrutor japonês Karate em Espanha, a sua presença é amplamente solicitada a partir de inúmeras cidades, tendo-o levado a decidir ficar e continuar a divulgação do Karate-do Shotokai.

Em 1978, obteve o nível de 5º Dan durante uma visita dos Mestres Egami e Miyamoto. Anos mais tarde, em 1982, fundava em Madrid o Honbu Dojo, sede do Shotokai Europa.

Além da divulgação de Karate-Do em Espanha, começou também o seu trabalho de ensino em Portugal e mais tarde em 1986, em Itália. Os seus laços com o mundo do Karate, não se concentraram só na Europa, mas estendeu-se a países tão distantes como Uruguai, Chile, antiga Jugoslávia e Cuba.

Mestre Hiruma mantem contactos regulares com o Japão e continua a estudar e discutir o desenvolvimento do Shotokai. Além disso, é amplamente conhecido o interesse do Mestre pelo Tai Chi Chuan, e pelas suas viagens à China.

O trabalho de Tai Chi, e também de “Bo”, é comum nas aulas de Mestre Hiruma com o objetivo de alcançar a harmonia, fluidez e projeção de fluxo ininterrupto de energia vital. Em suas próprias palavras: O “Bo” é essencial para a coordenação dos braços com o corpo.

Mestre Hiruma é membro do Conselho do Honbu Dojo Shotokan em Tóquio, representando a Kokusai Shotokai (ramo que lida com o desenvolvimento do Shotokai fora do Japão)

2016 celebrou o 50º aniversário de sua chegada a Espanha.

Bushidokan – Todos os direitos reservados