Karate-Do Shotokai

Shotokai é uma escola de karate. Assim como a shotokan, foi fundada pelo mestre Gichin Funakoshi. Shoto era o nome com que o Mestre Funakoshi assinava os seus poemas, podendo ser traduzido para "o pinheiro e o mar". Shotokai pode ser traduzido como o "grupo do sr. Shoto".

O estilo pretende manter-se fiel aos ensinamentos originais do Mestre Funakoshi, que disse que o Karate-do é uma arte para treinar a própria mente, sendo possível de ser praticado por pessoas de menor compleição corporal, arte para manutenção da saúde e a arte da defesa pessoal.

História

Após o fim da segunda guerra mundial, o mestre Shigeru Egami passou a ser assistente do Mestre Funakoshi e, um ano após a morte deste, Shigeru Egami torna-se o instrutor-chefe do Dojo Shotokan. Logo entrou em choque com a postura da entidade sobre quais caminhos deveriam ser seguidos, que, segundo mestre Egami, estariam muito afastados das suas verdadeiras origens e preceitos estipulados por Mestre Funakoshi. Outro ponto que gerava um certo mau estar, eram as competições, que faziam os praticantes almejar mais a vitória, o reconhecimento, as medalhas, do que a evolução pessoal e coletiva.

Actualidade

O Shotokai é caracterizado por ser um estilo muito fluido e no qual não existe competição, por se considerar que esta desvirtua o estilo e os objectivos do karate. Por norma o kumite é um pouco controlado, em termos de definir quem ataca e quem defende, bem como onde são direccionados os ataques, isto uma vez que os ataques são produzidos com intensidade máxima.

O Shotokai continua com a sua sede na Nihon Karate Do Shotokai, organização criada pelo "grupo de Shoto". Actualmente o nome "Shotokai" tem sido banalizado, havendo grupos que nada têm a ver com o estilo de Gichin Funakoshi, modificando a forma e o fundo original.

Em Portugal existem vários grupos Shotokai. O Karate-Do Shotokai praticado na Bushidokan, é diferenciado de todos os outros grupos da mesma linha de prática no nosso País. Esta diferenciação, deve-se ao facto de nossos directores técnicos que tiveram a seu cargo o ensino do Karate-Do na ABAM, assumirem o compromisso de trabalhar com os melhores pedagogos japoneses e europeus do “estilo", contribuindo de certo modo, para a aquisição de melhores aprendizagens e evolução dos nossos praticantes.

Referências bibliográficas: Wikipédia

Conselheiro Internacional Shotokai Mestre Atsuo Hiruma e nosso Director Técnico Sensei Domingos Silva

Bushidokan - Todos os direitos reservados