Tetsuji Murakami

Tetsuji Murakami nasce a 31 de Março de 1927 na Prefeitura de Shizuoka, na ilha central do Japão (Honshu).

Na adolescência, Tetsuji Murakami pratica Kendo, disciplina obrigatória nas escolas naquela época.

Em 1946, num Japão emergente da 2ª Guerra Mundial (dois terços da sua cidade natal tinham sido destruídos pelos bombardeamentos) Tetsuji Murakami na altura ainda com 19 anos contacta com o Karate-Do pela primeira vez. Treina também Kendo, Aikido e Iaido sob a orientação de Minoru Mochizuki, o fundador da Escola Yoseikan.

No dia 3 de Novembro de 1957 Mestre Murakami desembarca em Marselha e, para sua surpresa, é-lhe pedido que efectue, logo de seguida, demonstrações nessa cidade, em Avignon e Toulon.

Durante o ano de 1958, Mestre Murakami orienta estágios para praticantes provenientes de toda a Europa e Norte de África. Mestre Murakami, o primeiro Mestre japonês de Karate a radicar-se em definitivo na Europa, vê-se subitamente no desemprego e os primeiros meses de 1959 constituem um dos períodos mais difíceis da sua vida, já que os seus alunos são incorrectamente informados de que regressara ao Japão.

Apesar da quase reclusão a que se vê votado, o seu elevadíssimo nível técnico sobrepõe-se ao anonimato e, ainda em 1959, Tetsuji Murakami recebe um convite para dar um primeiro estágio fora de França, na Alemanha. Ainda nesse ano é convidado por e pela British Karate Federation para ensinar em Inglaterra.

Embora o seu carácter reservado e austero o leve geralmente a recusar entrevistas, o seu nome acaba por vir para as manchetes no início de 1966 por ter dado aulas ao cantor Elvis Prestley que considerou "um aluno empenhado".

Em 1962 dá o seu primeiro estágio em Florença, Itália, e ainda no mesmo ano orienta um estágio na capital de Marrocos, Casablanca. Em 1964 viaja para a Jugoslávia onde orienta um estágio na cidade de Petrovac. O seu primeiro estágio na Suíça foi organizado em 1966.

Nos anos seguintes dividir-se-á entre a prática nos seus Dojos de Paris e em inúmeros estágios por todos esses países: Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Bélgica, Itália, Suíça e  Jugoslávia.

Em 1967 Tetsuji Murakami regressa por uns meses ao Japão, na companhia do seu amigo Tsutomu Oshima. Este apresenta-o ao Mestre Shigeru Egami e durante esse curto período Tetsuji Murakami experimenta uma nova forma de treino e de entendimento do Karate-Do.

 Enquanto Paris fervilha na turbulenta Primavera de 68, Murakami empreende também, serena e determinadamente, uma verdadeira revolução no seu método de prática e de ensino, abraçando tanto quanto possível o Keiko de Shigeru Egami.

No Verão de 1969 Tetsuji Murakami resolve criar um Estágio de Verão onde a resistência física e mental possa ser testada até ao limite. Sérignan Plage, no Sul de França é o local escolhido. Desde essa altura Sérignan passa a ser o local de encontro de praticantes de toda a Europa e África que ali se reúnem ano após ano, década após década, até aos dias de hoje.

Em Agosto desse mesmo ano, logo após o 1º estágio de Sérignan, Tetsuji Murakami efectua o seu primeiro estágio em Portugal na Academia de Budo de Lisboa.

Em 1976, a convite de Tetsuji Murakami, Shigeru Egami, na companhia da sua esposa e de Tomoji Miyamoto, efectua uma digressão pela França e Portugal. Impressionado com a vastidão e qualidade do trabalho técnico efectuado, Egami nomeia Murakami responsável técnico do Shotokai na Europa. Os laços de amizade e respeito entre esses dois grandes expoentes do Karate-do mundial estreitam-se ainda mais e em 1978 Egami efectua uma última viagem à Europa visitando, desta feita, França e Itália.

Em Fevereiro de 1981, depois de décadas de doença, morre Shigeru Egami , "o Mestre da minha maturidade". Murakami abandona repentinamente o estágio que estava orientando em Lisboa e segue para o Japão, de forma a assistir ao funeral do seu Mestre e grande Amigo.

Ao regressar a França a sua enorme vitalidade não apresenta sinais de abrandamento, continuando na incansável tarefa anual de orientação de estágios por toda a Europa.

A doença, porém, segue o seu curso inexorável ao longo do ano de 1986.

A 24 de Janeiro de 1987 Tetsuji Murakami morre em Paris, vítima de cancro, sem chegar a completar 60 anos.

Fonte: https://www.cao.nossacultura.org/crono/hist_bio_ka_murakami.htm

Bushidokan - Todos os direitos reservados